<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d3391172519711094683\x26blogName\x3dBlog+de+Moda+-+Cat%C3%B3lica+de+Santa+Cata...\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://alemderoupas.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://alemderoupas.blogspot.com/\x26vt\x3d1243574599089226095', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
TRIBO : GRUNGE
terça-feira, 19 de abril de 2011

Postado por Kelli Peretto, Juliana Venturi, Ketlin Schewinski e Kátia Rocha.


Movimento Musical
A palavra grunge é um termo inglês que quer dizer “sujo”. O grunge pelo um olhar de movimento musical foi uma raiz do rock alternativo que surgiu no final da década de 80, a cidade americana de Seattle que foi o epicentro desse furação grunge, onde bandas de garagem criavam o seu próprio ritmo e história. Influências bandas de Heavy Metal (como Black Sabbath), o hardcore punk de Los Angeles foram inspirações para as bandas grunges, Led Zeppelin também foi uma grande evidência no som do estilo musical. As letras são bem excêntricas, sarcásticas, políticas e levam também o tema de desejo de liberdade, mas, porém a vontade louca de se sentir isolado (a), ou seja, um rock depressivo. Os sons arrastados e muitas vezes descoordenados de guitarra, vozes roucas caracterizavam as bandas grunges como Nirvana, Alice in Chains, Pearl Jam, Soundgarden, Green River, Mudhoney, Silver Chair entre outras. Um grande ícone grunge foi a banda Nirvana que acabou depois do suicídio do vocalista Kurt Cobain numa sexta-feira 8 de abril de 1994, quando foi encontrado em sua casa em Seattle com um tiro de escopeta. Bandas grunges atualmente continuaram a gravar e fazer turnê como é o caso da banda Pearl Jam.

Movimento Cultural
O surgimento foi a partir da crise da “meia idade” do rock, onde teve o berço da rebeldia e revolta dos jovens americanos da geração “X”. Muitos jovens, filhos de militares, reprimidos e tratados sem nada de psicologia paternal, e esses jovens criaram seus filhos sem nenhuma base psicológica adequada, começaram a dar liberdade exagerada. Podia deixar seu filho ir ao um bar com apenas 12 anos e ele já começava a fumar maconha. Dessa geração desamparada de jovens começou a surgir um estilo diferente. Iam aos shows, bebiam, brigavam e depois caçavam uma praça para dormir, os grunges criaram o seu próprio estilo. A filosofia do grunge pode ser definida em apenas uma frase – A liberdade de Criação. Hoje em dia é raro ver jovens com camisetas xadrez largas, jeans rasgados, tênis decadentes e cabelos mal arrumados por aí. Assim como o grunge da forma que surgiu, ele sumiu.

Ref. Bibliográficas
http://www.ruadireita.com/musica/info/estilo-grunge-musica-alternativa/
http://casapsiquia.blogspot.com/2010/01/grunge-e-filosofia.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Grunge

















||


Somos os acadêmicos do curso de moda do Centro Universitário da Católica de Santa Catarina, localizado em Jaraguá do Sul. Postando trabalhos e informações, nosso objetivo é ir realmente além de roupas: discutiremos marcas, estilos, profissões e tudo o que envolve o mundo fashion.

aumenta o som


foto da vez


não se perca




stats

Visitas:
Online:

Arquivos